Como aproveitar ao máximo a tecnologia digital em 2021

O ano de 2020 pegou todos desprevenidos e interrompeu muitas atividades, isso gerou um impacto negativo em todos os campos da vida em sociedade. Muita coisa aconteceu motivada pelo isolamento social e criação do que nomeiam como um “novo normal”.

A pandemia é um sinal de alerta para muitas empresas em atividade e, para aqueles que pretendem ingressar ou se manter ativos, esse “novo normal” obriga o estabelecimento a desenvolver uma presença digital mais eficiente. Do mesmo modo, cabe levar em consideração a natureza volátil do marketing digital, o fato de que ele pode expandir ou provocar encolhimento de um líder ou qualquer tipo de negócio. Além das experiências assistidas em 2020, recomenda-se estudar o mercado e analisar estratégias e tendências que possam trazer vantagens em 2021. As tendências a seguir podem otimizar e ampliar a sua liderança durante este ano:

As redes sociais pagas

Está muito claro que cada vez mais os canais sociais pagos se tornaram mais eficazes. Desde que estejamos muito focados em aliar nosso conteúdo aos interesses do público, essa pode ser a melhor maneira de promover a atividade que você desempenha na consciência do público-alvo. Ao mesmo tempo, como há muitos canais disponíveis, muitos tentam se manter relevantes neles.

Marketing de precisão

A ideia é simples: em vez de um pequeno número de grandes campanhas de marketing, é melhor produzir um grande número de pequenas campanhas de marketing para um público específico. A maioria das plataformas digitais oferecem excelentes ferramentas de marketing de precisão que podem atingir clientes por meio de vários filtros demográficos, psicológicos, comportamentais e de interesse.

O ano passado

Muitas tendências de marketing do ano passado permanecerão fortes e continuarão a mudar as regras do jogo neste ano. Coisas como o crescimento do conteúdo regional, do marketing da experiência e o uso de micro momentos vão continuar.

A pesquisa por voz

A pesquisa por voz mudou a estratégia tradicional de SEO; as pessoas não usam as mesmas palavras-chave ao falar e digitar. Mudar sua estratégia de SEO para incorporar palavras-chave de voz é muito importante.

Claro e sustentável

A cada dia, mais e mais pessoas, especialmente o público jovem, querem ver o conteúdo que consomem e que compram representar mais igualdade entre as pessoas. O que é vendido deve atender todas as raças, sexos, religiões, pessoas com deficiência física, de aprendizagem e etc. Isso inclui o conteúdo de marca, os tópicos que você discute nas redes sociais e blogs e até mesmo as linhas de discurso que você faz.

Da mesma forma, as pessoas acreditam que boas marcas e líderes devem melhorar o meio ambiente. A popularidade de pessoas que apoiam a sustentabilidade, especialmente entre os consumidores jovens, aumentará ainda mais. Isso vai muito além das campanhas publicitárias e do discurso pré-moldado.

No entanto, ambas as áreas requerem alguma experimentação. O simbolismo é fácil de ser notador. Portanto, é preciso observar de todos os aspectos de existência de crença e mantê-lo. Mudar apenas os discursos não será mais atraente, é necessário colocar a teoria em prática.

De volta à origem

Você precisa encontrar o perfil ideal e se manter fiel a ele. Desperdiçar dinheiro investindo sem saber onde exatamente quer chegar não faz o menor sentido.

CRISTOVÃO PINHEIRO, é um estrategista de marketing, coordena campanhas eleitorais, define posicionamento de marcas, trabalha com a opinião pública, com empresas e causas.

Compartilhar