Interesse dos jovens em ter carteira de motorista cai 10,5% em seis anos, diz Detran-SP

Um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) apontou que houve uma redução de 10,5% de pessoas com carteira de motorista na faixa etária entre 18 e 30 anos em junho de 2021 em relação ao mesmo período de 2015.

4.872 milhões de pessoas tinham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em junho de 2015, contra 4.356 milhões no mesmo período deste ano no estado de São Paulo.

De acordo com especialistas, fatores culturais, econômicos e sociais explicam o declínio do interesse dos jovens pela habilitação. A opção desses jovens são carros de aplicativos, transporte coletivo, ou mesmo veículos como a bicicleta.

Para Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP, essa tendência entre os jovens é mundial.

Para Márcia Menezes, diretora-executiva da Federação Nacional das Cooperativas de Trabalho dos Médicos e Psicólogos Peritos de Trânsito (Fenactran), o preço do carro e os custos para sua manutenção também são motivos para a queda de interesse dos jovens por tirar a CNH.

“Muitos optam por aplicativos de uso temporário. Mudou também a representação social sobre veículos, vistos como essenciais pelos mais velhos, acostumados a enxergar no carro um símbolo de independência, conquistas e poder”, explica em nota.

Fonte: G1 SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *