quarta-feira, junho 12, 2024
Economia

Mobilização de servidores do BC atrasa divulgação do boletim Focus

A instituição informou que adiou a divulgação do boletim Focus desta semana devido à mobilização de servidores do Banco Central. A previsão é de que os indicadores sejam divulgados apenas nesta terça-feira (30), no horário tradicional, às 8h30.

Agentes do mercado financeiro projetam inflação, crescimento da economia, juros e câmbio na pesquisa Focus.

Outros dados, como as notas econômico-financeiras mensais, incluindo estatísticas do setor externo, monetárias, de crédito e estatísticas fiscais, tiveram sua divulgação adiada para os dias 5, 6 e 7 de fevereiro, respectivamente, sempre às 8h30.

Em 11 de janeiro, os servidores do BC realizaram uma paralisação de 24 horas e mantêm uma operação padrão desde então. Uma manifestação e nova paralisação estão marcadas para 8 de fevereiro, conforme agenda de mobilização divulgada pelo Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central (Sinal).

Reivindicações

Os trabalhadores reivindicam melhorias na carreira, como a equiparação com outras categorias semelhantes. Entre outros pontos, incluem-se reajuste nas tabelas remuneratórias, retribuição por produtividade, exigência de nível superior para o cargo de técnico e mudança no cargo de analista para auditor.

Outra pauta é a recomposição do quadro de servidores. O Banco Central não realizou concurso há mais de dez anos e possui 44% dos 6.470 postos de trabalho vagos. Neste mês, foi autorizada a realização de uma nova seleção, com 100 vagas.

Essa pauta de reivindicações se arrasta há anos. Em 2022, por exemplo, paralisações de servidores do Banco Central também provocaram atraso na divulgação de diversos indicadores da economia brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + dezoito =