sexta-feira, março 1, 2024
São Paulo

São Paulo será sede do II Congresso Brasileiro de Nanomedicina

O II Congresso Brasileiro de Nanomedicina é o principal evento relacionado à nanomedicina no Brasil, e existe a fim de promover o papel da nanotecnologia no tratamento e prevenção de doenças, baseando-se no uso de dispositivos de engenharia, nanoestruturados, para iniciar e controlar processos vitais em escala molecular.

O objetivo do CBN2022 é reunir acadêmicos e pesquisadores de todo o país para apresentar avanços nos campos relevantes e promover uma atmosfera propícia à troca de ideias e informações.

Assim como o CBN2019, realizado na Universidade de Brasília – UNB, criou uma atmosfera propícia para a troca de informações e impulsionou o diálogo entre estudiosos, que se mostram comprometidos com a tecnologia que vem revolucionando a medicina, o CBN2022 promete ampliar ainda mais os horizontes dos interessados na área, no Brasil.

A segunda edição do Congresso Brasileiro de Nanomedicina vai acontecer nos dias 23 e 24 de Setembro de 2022, na cidade de São Paulo, e já conta com alguns palestrantes confirmados, estudiosos reconhecidos no Brasil e no mundo por suas grandes contribuições, são eles:

Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, professor do Instituto de Física da Faculdade de São Carlos, membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com 2 prêmios de inovação tecnológica e disponível com o processador de texto Word for Windows, publicou mais de 640 artigos em periódicos especializados, 23 capítulos de livros, 2 livros de divulgação científica, 1 livro sobre escrita científica em inglês, 3 livros com coletâneas sobre nanotecnologia, tendo submetido 12 pedidos de patentes e um dos 16 pesquisadores brasileiros com maior produção científica.

Profa. Dra. Nádia Araci Bou-Chacra, Professora Associada no Departamento de Farmácia da FCF-USP e Professora Adjunta da Faculty of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, University of Alberta, Canada. Tem formação e experiência na área de Produção e Controle Farmacêuticos. Os seus projetos de pesquisa estão focados no desenvolvimento de sistemas nanoestruturados para a obtenção de produtos farmacêuticos e cosméticos inovadores, controle e caracterização físico-química e microbiológica de produtos farmacêuticos e desenvolvimento de métodos analíticos, além da avaliação de processos farmacêuticos.

Prof. Dr. Elidamar Nunes, graduada em Ciências Biológicas, Atualmente é professora de Biotecnologias e Ciências da Universidade de São Paulo-USP. Participa dos corpos editoriais dos periódicos International Journal of Nanomedicine, World Journal of Surgical Oncology, Journal of Medical Virology. Tem experiência em gestão de projetos biotecnológicos, biologia de sistemas (ênfase em vacinologia, imunogenética) atuando em áreas interdisciplinares da microbiologia, bioinformática, desenvolvimento de proteínas recombinantes e análise evolutiva de genomas aplicado ao desenvolvimento de imunobiológicos.

Prof. Dr. Wagner José Fávaro, professor de Anatomia Humana na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e, especialista em Uropatologia, Carcinogênese Urogenital, Nanomedicina e Desenvolvimento de Fármacos. Livre-Docente em Anatomia do Sistema Urogenital (2022) pela UNICAMP. Ele recebeu diversos prêmios por sua contribuição científica, incluindo o Prêmio SBOC de Ciência (2021); Prêmio Inventores UNICAMP 2020 nas categorias Tecnologia Licenciada e Criação de Spin-Off; Medalha “Newton Prado” (2018) pelos relevantes serviços prestados à comunidade; Prêmio Prof. Nelson Rodrigues Netto Jr. de Urologia (2018); Prêmio INOVA UNICAMP de Iniciação à Inovação (2018) e; IV Prêmio Octavio Frias de Oliveira na modalidade Inovação Tecnólogica em Oncologia (2013); além de diversas premiações em eventos científicos. Após 15 anos de pesquisa com carcinogênese urogenital e nanotecnologia, desenvolveu a 1a imunoterapia 100% brasileira dentro de uma universidade pública.

Prof. Dr. Nelson Duran, professor da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Experiente na área de Bioquímica, com ênfase em Biotransformação. Atuando também nas áreas de Nanotecnologia de Fármacos e Cosméticos: Nano e Micropartículas, Nanobiotecnologia e Nanotoxicologia, Foi Coordenador da Rede Brasileira de Nanobiotecnologia, Coordenador da Rede Brasileira de Nanotoxicologia, Membro do Instituto Nacional de P&D&I em Materiais Complexos Funcionais (INOMAT)  (MCTI/CNPq) e Vice-Coordenador do Laboratório de Síntese de Nanoestruturas e Interações de Biossistemas (NanoBioss) (MCTI) e Membro da  Brasileira-Europea-NanoReg em Nanotoxicologia

Além das palestras, o Congresso vai contar com mesas redondas, apresentações de trabalhos e a eleição do novo Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva, Conselho Consultivo e Conselho fiscal da Sociedade Brasileira de Nanomedicina.

Para mais informações e inscrições acesse: nanomedicina.org.br.

Da assessoria de imprensa da Sociedade Brasileira de Nanomedicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =