sábado, julho 27, 2024
Economia

Vendas de supermercados têm alta de 3% em 2023

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou nesta quarta-feira (24) que os supermercados registraram um crescimento de 3,09% nas vendas em 2023, em comparação com o ano anterior. Em dezembro do ano passado, o setor apresentou uma alta de 10,73% em relação ao mesmo mês de 2022.

Marcio Milan, vice-presidente da Abras, avalia que o cenário econômico ao longo do ano favoreceu a expansão do consumo. Ele enfatizou que a menor inflação nos preços dos alimentos para consumo no domicílio, em comparação com o consumo fora do lar, foi um fator crucial para o crescimento do consumo das famílias ao longo do ano. Entre outros elementos positivos, Milan destacou a queda no desemprego e os programas sociais.

Para o ano de 2024, a projeção da Abras é de um crescimento de 2,5%. Segundo Milan, o controle da inflação está permitindo a recomposição do poder de compra dos consumidores, e o reajuste do salário mínimo acima da inflação oficial também deve impulsionar as compras nos próximos meses.

O vice-presidente da associação afirmou que o cenário macroeconômico aponta para um crescimento gradual do consumo ao longo do ano, acompanhando as sazonalidades, o comportamento das principais safras, os fatores climáticos, como excesso de chuva, secas e ondas de calor, e a demanda internacional de alimentos.

Além disso, a Abras destaca o efeito do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, que deve destinar R$ 28 bilhões a 25 milhões de trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =